Bacharelados em inteligência artificial no Sisu sextuplicam em um ano
Oferta de bacharelados em inteligência artificial no Sisu 2026 salta de 4 para 24, impulsionada por aprovações no fim de 2025 e por políticas para áreas estratégicas.
A oferta de bacharelados em inteligência artificial (IA) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) saltou de 4 para 24 nesta edição, um aumento de seis vezes em relação ao ano anterior e um marco na expansão da formação superior em tecnologias avançadas no Brasil.
Contexto: onde, quando e quem
A edição de 2026 do Sisu reúne 274,8 mil vagas distribuídas por 7.388 cursos de 136 instituições públicas. As inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro de 2026, com resultado da chamada regular previsto para 29 de janeiro. Nesta edição, o sistema passa a considerar até três edições do Enem (2023, 2024 e 2025) na classificação dos candidatos, conforme diretrizes oficiais do processo.
Dados e evolução
O avanço dos cursos de IA decorre de aprovações concentradas entre novembro e dezembro de 2025, alinhadas a políticas públicas para áreas estratégicas. As novas formações chegam com diferentes desenhos curriculares: graduações exclusivas em IA; combinações de ciência de dados e IA; e integrações de IA com engenharia de software. Universidades federais anunciaram novas ofertas para o Sisu 2026, a exemplo da Universidade de Brasília (curso aprovado em 2025 para início em 2026), da Universidade Federal de Sergipe (redistribuição de vagas para criar o bacharelado em IA), da Universidade Federal de Uberlândia (curso aprovado no âmbito do programa Universidades Inovadoras), da Universidade Federal do Amazonas (implantação prevista para 2026) e da Universidade Federal de Alagoas (curso aprovado pelo conselho universitário). Em paralelo, instituições anteciparam ofertas em ciência de dados e IA diante de incentivos oficiais e da maturidade das propostas.
Impactos para estudantes e setores
Para os candidatos, a expansão amplia opções de ingresso em áreas com alta demanda por competências em aprendizado de máquina, visão computacional, engenharia de sistemas inteligentes e análise de dados. Para o mercado, a tendência responde a necessidades de setores como indústria, serviços, agronegócio e gestão pública, com currículos que incorporam ética, segurança, estatística e computação desde os primeiros semestres, formando profissionais preparados para aplicações práticas.
Próximos passos
Os interessados devem registrar até duas opções de curso no período de 19 a 23 de janeiro de 2026 e acompanhar o resultado em 29 de janeiro. Com o reforço de programas governamentais voltados à inovação e a adoção de melhorias operacionais no Sisu, a expectativa é de consolidação das novas graduações de IA já a partir do primeiro semestre letivo de 2026.
Compartilhar
Qual é a sua reação?
Curtir
0
Não Gostei
0
Amei
0
Engraçado
0
Com Raiva
0
Triste
0
Uau
0
