EUA lançam Missão Genesis para acelerar descobertas científicas com IA

Governo dos EUA lança a Missão Genesis para usar IA e supercomputação na aceleração de descobertas científicas.

EUA lançam Missão Genesis para acelerar descobertas científicas com IA

EUA lançam Missão Genesis para acelerar descobertas científicas com IA

O governo dos Estados Unidos lançou a Missão Genesis, um esforço nacional para usar inteligência artificial e supercomputação na transformação de dados científicos em novas descobertas, com ambição comparada a grandes projetos históricos.

Contexto

Em 24 de novembro de 2025, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que cria a iniciativa e coloca o Departamento de Energia no comando de uma plataforma integrada de IA. O plano mobiliza laboratórios nacionais, universidades e empresas de tecnologia para conectar supercomputadores e vastos repositórios de dados públicos e confidenciais.

O que está previsto

A plataforma deverá treinar modelos de fundação científicos, operar laboratórios robóticos e automatizar etapas de pesquisa — do desenho de experimentos às simulações avançadas. Áreas citadas incluem descoberta de fármacos, materiais, energia (como fusão e redes elétricas) e segurança nacional. O governo estabeleceu marcos nos próximos meses para mapear infraestrutura de computação, padronizar conjuntos de dados e apresentar uma capacidade inicial de operação.

Impactos esperados

Pesquisadores poderão acessar ferramentas unificadas para acelerar hipóteses e validar resultados, enquanto setores como saúde, energia e manufatura devem ganhar em produtividade e competitividade. A iniciativa também promete atrair parcerias com a indústria, ampliar o uso de supercomputadores e criar oportunidades para startups deep tech.

Próximos passos

Com a coordenação do Departamento de Energia e a participação de outras agências científicas, a Missão Genesis inicia a fase de integração de dados e recursos. Nos relatórios anuais previstos, o governo deve apresentar avanços, resultados mensuráveis e novos projetos priorizados.

Compartilhar

Qual é a sua reação?

Curtir Curtir 0
Não Gostei Não Gostei 0
Amei Amei 0
Engraçado Engraçado 0
Com Raiva Com Raiva 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0